• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

bolo de cenoura

receita, texto e fotos gui poulain

já ensinei aqui algumas receitas diferentes de bolo de cenoura. amo as histórias que vem com eles: lembro da menina que no lançamento do cartas amarelas veio me dizer que meu bolo de cenoura é o melhor do mundo – e que eu disse que na verdade o bolo era da mãe dela que fazia a receita (: – o interessante é que todos que estavam na fila começaram a rodar o livro atrás da receita (que não tava nele, tava no blog, na época). lembro também de quando reproduzi aquele bolo de cenoura famoso parisiense que virou uma das receitas favoritas de vocês. dessa vez quis tentar uma versão mais simples e sem uso de ingredientes de origem animal e fiquei bem feliz com o resultado.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Fácil

tempo

para o preparo
ao total

validade

cerca de 4 dias em vasilha tampada, em temperatura ambiente

uma receita clássica em versão sem ingredientes animais (:

ingredientes

para 16 pedaços

bolo
3 uncenoura
3 cssemente de linhaça
9 cságua
1 laranja
1/2 xícóleo vegetal
2 xícfarinha de trigo
1 1/3 xícaçúcar cristal ou demerara
2 ccfermento em pó
ganache
150 gchocolate picadinho
1/3 xícleite de coco
1 csóleo vegetal

modo de preparo

  1. comece preparando a linhaça: bata ela no liquidificador até ficar triturada. coloque numa vasilha e adicione a água. misture e deixe descansar mais ou menos 15 minutos.

  2. coloque o forno pra preaquecer a 180 graus. unte com óleo e enfarinhe uma forma retangular de 20 x 30 cm.

  3. no liquidificador coloque de volta a mistura de linhaça após o descanso, o óleo e a cenoura. faça raspas da casca da laranja e coloque também.

  4. esprema o suco da laranja e o complete com água até que dê a medida de 180 ml (3/4 de xíc). adicione esse líquido no liquidificador também e bata tudo.

  5. coloque a mistura batida numa vasilha e adicione o açúcar e a farinha peneirada com o fermento. misture até ficar homogêneo e despeje na forma preparada. asse por cerca de 30 min.

  6. faça a ganache: derreta o chocolate em banho-maria ou de 30 em 30 segundos no micro-ondas. retire do fogo, adicione o leite de coco e o óleo e misture bem.

  7. se precisar, volte um pouquinho ao fogo pra que fique mais molinho e brilhante. esparrame sobre o bolo pronto e corte em pedaços.

pulo do Poulain

laranja e cenoura foram feitos um para o outro: gosto do toque complementar da cenoura aqui, mas se não tiver a laranja em casa, pode usar outro cítrico como limão, mexerica… o segredo é usar só um (e completar o líquido da receita com água) para que o sabor não sobressaia, só complemente.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

pode ser congelado em fatias não tão grossas, preferencialmente sem a cobertura, por até 3 meses. aqueça direto numa frigideira quando quiser consumir.

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Sobre
  • Cursos
  • Inspirações
  • Receitas
  • Lojinha