• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

broa de fubá cremosa

texto, fotos e receita gui poulain

rodando as páginas do caderninho de receitas da minha avó encontrei uma receita de broa de fubá cremosa. os ingredientes são tranquilinhos de se ter em casa mas fiz uma modificação: minha avó usava leite de vaca e como eu tenho feito leite de coco em casa e substituído o leite de vaca pra muita coisa, resolvi fazer com ele e ficou maravilhosa! eu também não tinha queijo canastra aqui dessa vez mas tinha parmesão: ainda lembro dela sempre ralando em ralo grosso pro queijo ficar um tiquinho mais presente na massa. o segredo aqui é ela ser mais fina e densa como um brownie, úmida e deliciosa pro café da tarde. me lembrei que ela tinha muitas plantas na varanda do apartamento dela e que costumava ir colher uma ou duas flores com um faca de serrinha e colocar num copo lagoinha na beira da bancada da cozinha. quis fazer o mesmo por aqui. a gente nem sempre precisa carregar tudo de nostalgia e é importante avançar e entender novos tempos, mas acho que dá pra ir equilibrando tudo. entre memórias mas também do que a gente quer construir por aí.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Fácil

tempo

para o preparo
ao total

validade

até uns 4 a 5 dias em vasilha tampadinha

receita tranquilinha e rápida de fazer, comida conforto por aqui. (:

ingredientes

para 15 pedaços

1 3/4 xícleite de coco
1/2 xícóleo vegetal
3 ovos
1 1/2 fubá
1 xícaçúcar cristal
1 xícqueijo canastra ou parmesão ralado em ralo grosso

modo de preparo

  1. preaqueça o forno a 180 graus. unte com manteiga ou óleo uma forma retangular não muito grande (usei uma de 20 x 30 cm).

  2. no copo do liquidificador coloque os líquidos: leite de coco, óleo e ovos. adicione o fubá e o açúcar e bata tudo.

  3. misture na massa o queijo ralado com uma colher, sem bater. eu faço isso no próprio copo do liquidificador pra não sujar outra vasilha.

  4. coloque na forma preparada e leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até que fique bem dourada por cima. retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços.

pulo do Poulain

minha avó não colocava fermento porque o ideal é ficar mais cremoso, tipo um brownie mesmo. aqui em minas é costumeiro fazer com o queijo canastra, mas se você não o tiver a mão já fiz com parmesão e fica bem gostoso também.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

gosto de congelar em pedaços embrulhados no papel alumínio e levo diretamente ao forno (com o alumínio), deixando que descongele e aqueça por alguns minutos em forno a 180 graus.

cozinhe junto

inscreva-se na newsletter

novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2023
Belo Horizonte — São Paulo

  • Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre