• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

espaguete com tomatinhos ao balsâmico

texto, receita e fotos gui poulain

gosto de receitas práticas com ingredientes que costumo ter à mão. quer uma ideia pra modificar seu tradicional molho de tomate de forma rápida e muito saborosa? essa receita é exatamente isso. (:

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Fácil

tempo

para o preparo
ao total

validade

pode guardar por até 4 dias em pote tampado na geladeira.

com tomatinhos à mão e um bom punhado de manjericão você tem uma receita deliciosa. o toque aqui fica por conta do molho levemente agridoce feito com balsâmico e um pouquinho de açúcar.

ingredientes

para 2 porção / porções

300 gtomates grape ou cereja
200 gespaguete
2 csazeite de oliva
5 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça
2 csvinagre balsâmico
1 csaçúcar
1/4 xícágua
folhas de manjericão
sal
pimenta do reino

modo de preparo

  1. lave e seque a pimenta. retire o cabinho e corte-a no meio no sentido do comprimento, retirando todas as sementes. coloque junto dos dentes de alho descascados num mixer.

  2. adicione o azeite e bata tudo para virar uma pastinha. pode fazer também socando tudo num pilão.

  3. coloque a pastinha numa frigideira e acenda em fogo alto. deixe dourar por 1 minutinho e adicione os tomatinhos, o vinagre balsâmico, o açúcar e a água.

  4. deixe cozinhar por uns 10 minutinhos até reduzir um pouco o caldo e amolescer os tomatinhos. tempere com sal e pimenta do reino.

  5. em uma panela de água fervente cozinhe o espaguete seguindo o tempo indicado no pacote. depois de cozido acrescente a massa na frigideira do molho e misture bem.

  6. se estiver muito seco de caldo, acrescente uma concha da água do cozimento. misture bem e desligue o fogo. acrescente as folhinhas de manjericão e misture também.

pulo do Poulain

o ideal é que o manjericão seja misturado com o fogo desligado: assim o ele vai dar mais sabor pro molho. gosto de salpicar pimenta do reino sobre tudo na hora de servir, mas se preferir, salpique queijo ralado.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

o ideal seria congelar o molho pronto, por até 3 meses. pode-se congelar também já misturado com a massa e levá-lo direto ao forno para esquentar. nesse caso recomendo adicionar um pouquinho de água pra não ficar ressecado.

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre