• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

nhoque de beterraba

texto, receita e fotos gui poulain

fiz essa receita de nhoque de beterraba pra comemorar os 37 anos de casados dos meus pais. dia 29 chegando, dia clássico do nhoque e aqui quis fazer uma versão mais especial pelo dia. se você quiser uma versão vegana, dá pra fazer a massa sem a gema de ovo, sem substituir por nada (e não usar a burrata, já fica muito bom com tomatinhos e manjericão). se você amar um queijo mas não encontrar a burrata com facilidade, substitua por cream cheese ou requeijão no lugar, com raspinhas de limão fica ainda mais especial.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Intermediário

tempo

para o preparo
ao total

validade

o ideal é fazer pra comer na hora, mas pode guardar na geladeira por até 3 dias em pote tampado.

uma receita com várias etapas e muito saborosa

ingredientes

para 4 porções

1 beterraba
4 batatas médias
1 xícfarinha de trigo
1 gema de ovo
200 gtomates cereja ou grape cortados ao meio
1/4 xícazeite
1 burrata
sal
pimenta do reino
folhinhas lavadas de um ramo de manjericão

modo de preparo

  1. descasque e corte a beterraba em cubos médios. coloque-as numa trouxinha de papel alumínio, temperando com sal, pimenta do reino e um pouco de azeite.

  2. leve para assar em forno a 240 graus por cerca de 40 minutos. descasque as batatas e corte-as em cubos médios também. leve-as para cozinhar no vapor por cerca de 20 minutos.

  3. coloque os tomatinhos numa assadeira, lado a lado, sem que um cubra o outro, com a parte cortada virada para cima. tempere com sal e pimenta do reino e regue com o azeite.

  4. leve ao forno por cerca de 30 minutos (pode colocar ao mesmo tempo que a beterraba), até que murchem um pouco e peguem sabor.

  5. esprema a batata como se fosse fazer purê. quando a beterraba estiver pronta, esprema ou amasse com um garfo também. misture tudo, incluindo o temperinho que ficar no alumínio.

  6. tempere com sal e pimenta do reino, provando pra ver se está bem temperado. misture a gema e a farinha, colocando a farinha aos poucos, até que fique mais firme e menos grudento.

  7. quando der pra fazer "cobrinhas" com a massa, as faça, sobre uma superfície enfarinhada. corte em pedaços e os mantenha separados uns dos outros em uma assadeira enfarinhada.

  8. ferva bastante água em uma panela grande. cozinhe os nhoques, de pouco a pouco, retirando quando boiarem. é bem rápido mesmo.

  9. numa frigideira aqueça o azeite escorrido dos tomatinhos e coloque os nhoques cozidos ali pra que formem uma casquinha saborosa, ficando bem douradinhos.

  10. dê uma aquecida nos tomatinhos e burrata (coloco por 1 minuto no microondas). monte os pratos colocando nhoques e distribuindo colheradas de burrata, tomatinhos e manjericão.

compartilhe essa receita com alguém.

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Sobre
  • Cursos
  • Inspirações
  • Receitas
  • Lojinha