• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

pavê de frutas assadas

texto, receita e fotos gui poulain

além de delicioso, esse pavê é uma ótima forma de aproveitar frutas na geladeira que estavam pra perder. o bolo úmido de laranja dá um toque especial e o fato das frutas serem assadas dá um sabor diferente do que seria uma geleia na panela.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Fácil

tempo

para o preparo
ao total

validade

cerca de 4 dias em vasilha tampada na geladeira. ele pode ser preparado um dia antes de servir, fica até mais gostoso.

uma versão com reaproveitamentos e de sabor único (:

ingredientes

para 12 porções

bolo base
1 xícaçúcar cristal
2 xícfarinha de trigo
2 ccfermento químico em pó
1/2 xícóleo vegetal
1/2 xícleite integral
3 ovos
1 raspas de laranja
frutas assadas
3 xícfrutas diversas picadas
1 suco da laranja das raspas do bolo
1/4 xícaçúcar cristal
creme amarelo
2 latas de leite condensado
2 gemas
2 csmanteiga com sal
3/4 xíccreme de leite
chantilly
1 xíccreme de leite fresco gelado
1/4 xícaçúcar refinado
calda
3/4 xícágua
1/2 xícaçúcar cristal

modo de preparo

  1. unte e enfarinhe uma forma retangular de 30 x 20 cm. pré-aqueça o forno a 180 graus. numa vasilha, coloque os ovos, o óleo, o açúcar e as raspas da laranja. misture tudo.

  2. peneire a farinha e fermento e vá adicionando nessa mistura, intercalando com adicionar o leite. misture até ficar homogêneo.

  3. coloque na forma, esparramando bem. leve para assar por cerca de 18 minutos, até que faça o teste do palito e saia limpinho. como é um bolo fino, assa mais rápido mesmo.

  4. faça as frutas: o legal aqui é usar o que está perdendo na geladeira. usei figos, morangos, maçã e pêra (essas duas últimas retirei a casca). pique tudo em cubinhos.

  5. coloque numa assadeira, espalhando bem. jogue o suco sobre tudo e polvilhe o açúcar. asse em forno a 180 graus por cerca de 20 minutos, até que fiquem macias e suculentas.

  6. para o creme: numa panela coloque o leite condensado e a manteiga. peneire as gemas e coloque-as ali também. ligue em fogo médio e vá misturando constantemente.

  7. mexa até dar o ponto de brigadeiro, quando ficar mais firme e soltar do fundo. desligue e misture o creme de leite. deixe esfriar um pouco.

  8. para a calda: coloque açúcar e água numa panelinha e leve para ferver. assim que ferver, mexa bem pra derreter qualquer grão de açúcar que ficar. desligue e deixe esfriando.

  9. com bolo, frutas, calda e creme amarelo pronto, faça a montagem. por aqui fiz em copos de uísque, mas pode montar tudo num refratário só. coloque um pouco do creme amarelo no fundo

  10. cubra com um pedaço de bolo, ou bolo em cubos. com um pincel, umedeça o bolo com a calda. coloque as frutas. despeje o restante do creme amarelo e leva para gelar por 3 horas.

  11. na hora de servir, faça o chantilly: bata o creme de leite fresco gelado e o açúcar na batedeira ou com um fouet, até que ele fique firme. coloque sobre tudo e decore com frutinhas

pulo do Poulain

sugestões de frutas que ficam bem boas nessa receita: figo, maçã, pêra, morango, uva, abacaxi, pêssego, ameixa, frutas vermelhas em geral. se você tiver algum restinho de geleia na geladeira pode adicionar nessa mistura e levar ao forno também.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

não recomendo

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre