• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

sopa de tomates assados

eita receita que tem história por aqui. foi a primeira que já gravei em vídeo, lá em 2013. também a primeira gravada quando morei em SP, num projeto querido com amigos. quem me vê hoje não acredita que eu já fui bastante tímido, daqueles garotos que se escondiam atrás das pernas da mãe quando via alguém. não tinha muitos amigos na escola, vivia quieto no meu canto, passava desapercebido. sei bem o que eu sentia: inferioridade. quando pequeno, tinha orelhas enormes e tinha o apelido de dumbo. um pouquinho maior, era tolhido pelos outros meninos por não gostar de futebol. mais pra frente por ter trejeitos efeminados. assim fui me fechando no meu mundo, na época. essas coisas foram passando na época da faculdade. foi quando observei características tão presentes em mim: me achar menos que outros, temer o fracasso, dar valor maior ao que os outros fazem. isso tudo por não ter confiança em mim mesmo. não levo essa timidez só pelo lado negativo não. foi com ela que aprendi a ser observador. ao estar ali, fechado pros outros foi onde comecei a observar tudo que acontecia ao redor. aprendi a captar pequenas coisas, e a sorrir com elas. foi na timidez que virei ávido leitor, e com isso comecei a brincar mais com as palavras. foi através delas que comecei a escrever, pois ali, pensadinho e escritinho conseguia falar aquilo que vinha de dentro que eu nunca tinha palavras pra expressar falando. foi com esses hábitos que comecei a criar segurança pra me livrar aos poucos dessa vergonha grande que sentia. enquanto refiz essa sopa de tomates da foto revi os dois vídeos dessas primeiras vezes: fiquei me vendo ali, tão duro e meio sem saber o que fazer. hoje não tenho mais medo da câmera. não tenho mais medo de olhar as pessoas olhos nos olhos. que minhas dancinhas, vesguice e voz esquisita são parte de mim e que não preciso ter vergonha disso também. foi assim que entendi que sou como todo mundo. nem melhor, nem pior.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Fácil

tempo

para o preparo
ao total

validade

até uns 4 dias em pote tampado na geladeira.

fica deliciosa quando você mergulha um queijo quente nela – tomate e queijo é uma combinação sensacional.

ingredientes

para 2 porções

6 untomates frescos bem maduros
8 dentes de alho
azeite
sal
1/2 ccpimenta calabresa
1/2 ccpáprica picante
1 xíccaldo de legumes

modo de preparo

  1. corte os tomates em 4 no sentido longitudinal e coloque-os numa assadeira. esparrame os dentes de alho com casca e tempere tudo com sal, páprica e pimenta calabresa.

  2. jogue um fio de azeite sobre tudo e leve ao forno a 240ºC por 30 minutos. retire do forno e com cuidado coloque os tomates e todo caldo que restar na assadeira no liquidificador.

  3. junte também o caldo de legumes e os dentes de alho sem a casca aos ingredientes no liquidificador e bata. coloque numa panela só para esquentar a sopa. sirva a seguir.

pulo do Poulain

o grande segredo dessa receita é justamente sua forma de preparo: assar os tomates dá um sabor defumadinho todo especial pra sopa. não gosto de colocar ervas como manjericão aqui pra não fazer nosso paladar pensar em molho de tomate. outra dica: na hora de tirar os tomates assados da assadeira eu gosto de colocar um pouco de água fervente ali pra aproveitar melhor o sabor do “fundo” e coloco essa água no liquidificador também.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

pode congelar por até 3 meses.

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Sobre
  • Cursos
  • Inspirações
  • Receitas
  • Lojinha