• Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre
O que gostaria de cozinhar?

torta de cebola e queijo

texto, receita e fotos gui poulain

sempre gostei de fazer tortas e quiches, são sempre um sucesso numa mesa cheia de gente em reuniões de amigos ou família. fica gostoso acompanhado de salada, pode ser entrada, pode ser lanche ou vira mesmo uma refeição. é também tranquilo de deixar pronto congelado e assim ter sempre à mão pra dias mais corridos.

navegue pelo conteúdo

dificuldade

Intermediário

tempo

para o preparo
ao total

validade

pode ficar em pote tampado na geladeira por até uns 4 dias.

deliciosa e bela!

ingredientes

para 1 torta de 23 cm de diâmetro

massa
2 xícfarinha de trigo
3/4 xícmanteiga com sal
1 gema de ovo
3 cságua
1 ccaçúcar
1 ccsal
recheio
2 ovos
1/3 xíccreme de leite
sal
pimenta do reino
8 mini cebolas
200 g de queijo muçarela de búfala em bolinhas
1 csazeite
1 csvinagre balsâmico
1 csaçúcar

modo de preparo

  1. numa tigela misture a farinha de trigo com a manteiga, açúcar e sal, usando a ponta dos dedos, até formar uma farofinha úmida.

  2. junte a gema e água e misture até unir tudo. não é recomendado sovar pra não ficar elástica (e acabar encolhendo no forno). coloque num plástico e leve pra geladeira por 30 min.

  3. corte as pontinhas das cebolas e depois corte-as ao meio (do sentido de uma ponta a outra). retire as cascas. numa frigideira coloque o azeite, açúcar e vinagre balsâmico. misture.

  4. coloque as cebolas ali, com a face cortada para baixo e ligue em fogo médio. deixe que corem a face cortada por uns 5 minutinhos. desligue e reserve.

  5. pré-aqueça o forno a 180ºC. abra a massa em superficie enfarinhada, de forma a cobrir toda uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro. ajeite bem a massa ali.

  6. faça furinhos pelo fundo com um garfo e coloque um peso sobre ela (eu coloco um pedaço grande de papel alumínio com 1 xíc de feijões, numa trouxinha). leve para assar por 10 min.

  7. retire do forno (sem desligar), retire o peso. misture o creme de leite com os ovos, sal e pimenta do reino e coloque sobre a massa.

  8. distribua as bolinhas de queijo e as cebolas caramelizadas sobre o creme. tempere tudo com sal e pimenta do reino. volte ao forno por cerca de 30 minutos, até corar bem.

compartilhe essa receita com alguém.

congelamento

gosto de congelar já assada, sem deixar corar muito, por até 3 meses. é só levar do freezer direto ao forno a 180ºC até dourar bem, uns 10 a 15 minutos.

cozinhe junto

Inscreva-se na newsletter

Novas receitas, inspirações, promoções, novos produtos e vendas. Diretamente para sua caixa de entrada.

Gui Poulain © 2020
Belo Horizonte — São Paulo

  • Receitas
  • Inspirações
  • Lojinha
  • Cursos
  • Sobre